A Optometria é uma prática especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.

A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição".

  • História

    Desde que foram inventados os óculos, por volta do Século XIV, existiram muitos desenvolvimentos na correcção de problemas visuais. Em 1585, Georg Bartisch foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente "médico oftalmologista", mas era contra o uso de óculos.

    Durante vários anos a ideia foi seguida pelos oftalmologistas levando a que talvez por isso a Optometria se tenha desenvolvido como uma ciência paralela à medicina. O acto optométrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos e no século XIV, em Antuérpia, é criada a primeira Ordem dos Oculistas, entidade que regulava o acesso a profissão e às normas de conduta.

    A regulamentação profissional do exercício da Optometria começou no Reino Unido em 1895 com a criação da Associação Britânica de Óptica que instituiu um exame de capacidades para ser acreditado como óptico refraccionista. Na mesma altura (1896), nos Estados Unidos, foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois (1898) fundada a Associação Americana de Optometristas.

  • O Optometrista

    A profissão de optometrista existe há mais de 100 anos, sendo praticada em mais de 130 países. O Optometrista é um profissional da área da saúde, com formação superior ou técnica, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, através de artefactos ópticos e equipamentos optométricos, bem como alterações visuais de origem não patológica.

    O trabalho do Optometrista está voltado para a prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e terapias visuais. O optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva. Todos os equipamentos utilizados são de carácter observacional e direcionados para a avaliação quantitativa e qualitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem não patológica ocular, encaminhando no entanto para um oftalmologista, se a situação assim o exigir, realizando também o seu trabalho de prevenção.

Horário de Funcionamento:

  • Segunda a sexta-feira: 09:30 - 13:00 / 15:00 - 19:00
  • Sábado: 09:30 - 13:00 / 14:00 - 18:00
  • Domingo: Encerrados
243 326 190 (Santarém)
243 597 700 (Almeirim)
Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…